Cortinas e tapetes que ampliam o ambiente

Posted on Mar 28 2011 - 9:09am by moveis

Cortinas e tapetes que ampliam o ambiente

Para uma casa ficar ainda mais bonita e charmosa, acessórios como cortinas e tapetes não podem faltar. Mas como utilizar destes acessórios sem que eles se tornem excessivos em uma casa não muito espaçosa?

tapete coloridoOs tapetes têm a função de “criar” espaços dentro de ambientes. Logo, se forem colocados dois tapetes de igual tamanho no mesmo ambiente, parecerá que existem dois ambientes. Nesse caso, os tapetes conseguem definir onde será o espaço para a TV, por exemplo, bem como os móveis que ficarão sobre ele: sofá, poltronas, mesa de centro ou de apoio ou o rack.

Caso o desejo seja atrair os olhares para o tapete e não para as cortinas, escolha um tapete com figuras no centro (círculos, quadrados, por exemplo), pois ele irá roubar os olhares para si. Já para dar destaque à uma peça do mobiliário, o tapete deve ser neutro. Se optar por utilizar dois tapetes, criando dois espaços na sala, escolha dois motivos diferentes em estampas, porém, que se coordenem entre si. A cor do tapete deverá estar sempre em harmonia com a cor dos móveis.

tapete de bolas

tapete coloridoJá para as cortinas, as cores claras sempre dão a sensação de amplitude; as com pregas verticais ou xale aumentam o pé direito da sala. Mas se a intenção for deixar a sala mais comprida, prefira painéis, que dão a impressão mais longínqua. Os tapetes listrados também ajudam nesta função.

E lembre-se: um toque de cor na palidez do ambiente, faz toda a diferença, atribuindo “vida” ao local.

cortina de pregas verticais

ambientação com tapete