As paredes e a cores

Posted on Apr 8 2011 - 4:54am by moveis

As paredes e a cores

Se as cores das paredes de casa não estão mais agradando e chegou a hora de mudar a decoração, é necessário, também, se pensar na cor das paredes. Ela deverá ser fundamentada com base na decoração, levando-se em consideração que algumas cores aumentam e outras diminuem os espaços. Além do mais, há cores que influenciam o estado do nosso humor e também na temperatura do local, por se tratar de cores frias ou quentes.

a cartela de cores frias e quentesPara as cores frias, temos o verde, azul e o violeta, bem como as cores que delas derivam; elas têm a função de serem calmante, e são associadas à sensação de frio, remetendo, subconscientemente à água, ao gelo, ao mar e ao céu.

Já as cores quentes associam-se opostamente às cores frias, e são, basicamente o amarelo, laranja e o vermelho. Remetem imagens como a do sol, fogo, vulcões em erupção, por exemplo. Elas causam sensação de calor e adrenalina, por isso são consideradas excitantes.

parede da sala

sala de jantarPara o problema da falta de espaço, aproveite o truque das clores claras como amarelo, branco, palha, e todas as tonalidades claras das cores são válidos. Esta cor deve transmitir conforto e elas podem ser contrastadas com alguma cor mais forte, trazendo equilíbrio e movimento ao cômodo. Mas caso o desejo seja encurtar o ambiente que seja retangular, por exemplo, a dica é pintar as pareces menores com uma cor mais escura. Já para alongá-lo, no caso desse ambiente ser quadrado, basta aplicar uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente à outra.

Prefira cores aconchegantes e relaxantes em tons pastéis para os quartos, e alguma parece de cor bem viva que contraste com as claras para a sala. Na cozinha, é necessário obter-se a ideia de limpeza, e para isso, basta aplicar nas cores claras, detalhes em cores vibrantes para que não fique “sem graça”, como o amarelo, vermelho, laranja, para contrastar com a luz natural que incide sobre a cozinha. No caso do banheiro, fuja das cores escuras, mas lembre-se que detalhes em cores vibrantes atribuem alegria e não caem na mesmice.

os quartos e as paredes

sala colorida

banheiro e as cores Lembre-se: o mais importante é que se sinta muito bem dentro de casa.

Uma boa loja de tintas especializadas em paredes pode ajudar na hora da escolha da cor que será atribuída à parede, pois geralmente elas trabalham com mistura de cores e também fornecem dicas para texturização das mesmas. Há diversas lojas na internet que podem ajudar nessa hora. Basta fazer uma busca.