Conheça as cadeiras e móveis desenhados por Oscar Niemeyer

Posted on Jun 25 2012 - 8:28pm by moveis

Oscar Niemeyer, perito em cadeiras e móveis? Parece uma ideia estranha. Mas a verdade é que o grande arquiteto, famoso em todo o mundo por sua importante carreira e também por sua grande longevidade, não dedicou todo o seu tempo aos edifícios ou à concepção de cidades, como Brasília.Oscar Niemeyer é o criador, em conjunto com sua filha Anna Maria Niemeyer, de uma linha de mobiliário de alta qualidade.

As cadeiras, banquetas, sofás e outros móveis desenhados por Oscar Niemeyer são uma transposição das ideias do arquiteto sobre o que deve ser o design para um decoração, se caracterizando pelas famosas linhas curvas que identificam seus projetos arquitetônicos.

São famosas suas palavras sobre o que inspira seu trabalho: “Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura e inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual”. E com isso, apesar de seu mobiliário ser criado já desde 1970, ele se mantém sempre atual e contemporâneo. Seus modelos incluem peças de vários tipos.

A espreguiçadeira foi inspirada nas linhas da natureza, imitando uma cordilheira de montanhas. O sofá, com braços curvados, é de 1990. A Poltrona Easy Chair é um de seus modelos mais procurados. E a cadeira de balanço, feita de madeira, couro e palhinha, não podia ser mais adequada ao estilo curvo, de linhas redondas, de Oscar Niemeyer!

O veterano arquiteto é o responsável pelo design e sua filha Anna Maria ficou com o desenvolvimento das peças, sendo que o uso de madeira prensada permitiu a adaptação do material às ideias de Oscar Niemeyer.

Oscar Niemeyer criou móveis para os principais edifícios de sua Brasília, como o Palácio da Alvorada ou o Palácio do Planalto, e também para a sede do Partido Comunista Francês. Quem diria que a decoração de interiores e o design de mobiliário podiam contar com o famoso arquiteto entre os seus maiores criadores?