Como escolher a cor da parede e da decoração?

Se as cores das paredes de casa não estão mais agradando e chegou a hora de mudar a decoração, é necessário, também, se pensar na cor das paredes. Ela deverá ser fundamentada com base na decoração, levando-se em consideração que algumas cores aumentam e outras diminuem os espaços. Além do mais, há cores que influenciam o estado do nosso humor e também na temperatura do local, por se tratar de cores frias ou quentes.

Para as cores frias, temos o verde, azul e o violeta, bem como as cores que delas derivam; elas têm a função de serem calmante, e são associadas à sensação de frio, remetendo, subconscientemente à água, ao gelo, ao mar e ao céu.

Já as cores quentes associam-se opostamente às cores frias, e são, basicamente o amarelo, laranja e o vermelho. Remetem imagens como a do sol, fogo, vulcões em erupção, por exemplo. Elas causam sensação de calor e adrenalina, por isso são consideradas excitantes.

Para o problema da falta de espaço, aproveite o truque das clores claras como amarelo, branco, palha, e todas as tonalidades claras das cores são válidos. Esta cor deve transmitir conforto e elas podem ser contrastadas com alguma cor mais forte, trazendo equilíbrio e movimento ao cômodo. Mas caso o desejo seja encurtar o ambiente que seja retangular, por exemplo, a dica é pintar as pareces menores com uma cor mais escura. Já para alongá-lo, no caso desse ambiente ser quadrado, basta aplicar uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente à outra.

Prefira cores aconchegantes e relaxantes em tons pastéis para os quartos, e alguma parece de cor bem viva que contraste com as claras para a sala. Na cozinha, é necessário obter-se a ideia de limpeza, e para isso, basta aplicar nas cores claras, detalhes em cores vibrantes para que não fique “sem graça”, como o amarelo, vermelho, laranja, para contrastar com a luz natural que incide sobre a cozinha. No caso do banheiro, fuja das cores escuras, mas lembre-se que detalhes em cores vibrantes atribuem alegria e não caem na mesmice.

Lembre-se: o mais importante é que se sinta muito bem dentro de casa.

Uma boa loja de tintas especializadas em paredes pode ajudar na hora da escolha da cor que será atribuída à parede, pois geralmente elas trabalham com mistura de cores e também fornecem dicas para texturização das mesmas. Há diversas lojas na internet que podem ajudar nessa hora. Basta fazer uma busca.

Tons de Verde

Assim como o azul, o verde é uma das cores favoritas na decoração de uma casa. Seja qual for o ambiente, se muito bem escolhido e composto, o verde tornará este ambiente muito mais bonito e também transportará atribuirá um clima bastante primaveril à uma casa, iluminando-a e acalmando-a. Como verde nasce da junção do azul e do amarelo, ele tem o poder de iluminar (advindo do amarelo) e de acalmar (advindo do azul).

O verde significa vigor, juventude, frescor, esperança – como é bastante conhecido – além de calma. Os tons mais escuros de verde são associados ao masculino, remetendo à grandeza e simbolizando o que é viril. Já os mais claros, transmitem mais calma, serenidade e sentimentalismo.

Para decorar um cômodo em tons de verde, é necessário definir, primeiramente, o estilo que a casa está sendo decorada ou será. A escolha dos móveis também é fundamental. Um contraste errôneo pode acarretar irritação e a calma transmitida pela cor verde, poderá ir por água abaixo.

Nas paredes, uma ótima solução são os papéis ou as tatuagens de parede. Eles podem ser facilmente removidas quando você resolver mudar a cor ou então o desenho.

As salas podem, também, conter apenas alguns móveis ou detalhes em verde, além de muitas plantas. Assim, o verde da decoração adquire um ar mais “natural”.

Para os quartos, prefira tons de verde claros, pois eles acalmam. Ou então, mesmo sendo com paredes brancas, objetos de decoração em tons de verde poderão oferecer uma decoração muito bonita e sofisticada.

Além disso, cozinhas tornam-se bastante aconchegantes quando decoradas em verde, e armários metalizados costumam ser uma ótima opção.

Já para os banheiros, o verde auxilia na iluminação e também no humor matinal, uma vez que o verde transmite esperança e alegria.

Há diversas lojas especializadas em tintas desenvolvidas para cada ambiente, foscas ou brilhantes, texturizadas ou não, além de lojas de móveis que trabalham somente com produtos exclusivos e diferentes, como pias de acrílico ou então armários de metal coloridos, assim como os eletrodomésticos, que podem ser facilmente encontrados nas lojas online de produtos importados.

Preto e Branco

Para se decorar uma casa de modo que fique atemporal, elegante e que tenha uma base perfeita para receber as outras cores, a decoração em preto e branco é uma ótima opção. O preto e branco nunca sai de moda, e em meio às duas cores, é possível pincelar a decoração com qualquer cor que ficará lindo e muito elegante.

Mas primeiro, é necessário observar o espaço que será decorado e optar pelo estilo que irá ser adotado para este espaço. Terá, ele, padrões muito requintados e clássicos? Ou será preferível adoar um ambiente minimalista e moderno? Também é necessário evitar uma decoração entediante, uma vez que o preto escurece o local. Por essa razão é necessário se adotar algumas coisas que podem desviar o olhar do que pode se tornar um tédio: formas originais com mobílias em design futurista, azulejos apelativos, papel de parede com texturas podem ajudar no momento de “divertir” o ambiente. Ou então criar-se um “impacto” nesta decoração pode ser, também, uma forma de sair do fechado, para caminhar para o aberto, como se diz no ambiente da decoração.

Nos espaços grandes, abuse do preto; nos pequenos, abuse do branco e mantenha o preto nos detalhes. Ou então, escolher um ilar e pintá-lo com listras em preto e branco pode tornar o ambiente muito moderno.

Procure, também, por peças como copos, talheres, guardanapos, bandejas, cinzeiros, toalhas de mesa em tom preto, caso o ambiente seja todo em branco.

O mais importante é ouvir os conselhos de um bom decorador, e também usar a imaginação e o bom gosto. Para isso, as lojas online auxiliam na escolha de produtos originais, e assim, sua casa ficará bastante dentro dos padrões que você havia imaginado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *