A “Linha José” do arquiteto Maurício Arruda

A linha José é um grupo de móveis para armazenagem produzida com materiais e processo menos agressivos ao meio ambiente. Tem uma linguagem tradicional brasileira, o que inclui, também, as cores e materiais naturais. O eco-design da coleção é inspirado na análise da vida útil dos materiais utilizados, buscando para amenizar o desperdício de energia, materiais e o impacto ambiental.

A inspiração veio das feiras livres do Brasil, onde se pode encontrar muitas cores, e o resultado foi uma linha exclusiva de móveis também coloridos e simples, mas cheios de consciência ecológica e muito bonitos, além de modernos. Acabamentos à base de solventes foram dispensados, e substituídos pela cera natural de carnaúba para as partes de madeira. As caixas de plástico utilizadas são confeccionadas com plásticos recicláveis, e os pés de ferro de cada móvel, têm acabamento antiferrugem.

A utilização destes móveis é, também, variável, uma vez que as caixas de plástico são peças à parte, e podem ser separadas dos móveis, podendo ser armazenados objetos, brinquedos, livros, roupas, e também para transportar compras, visando dispensar as sacolinhas plásticas.

O arquiteto Maurício Arruda tem, entre os seus trabalhos premiados esta linha de móveis ecologicamente corretos, e recentemente ele deu um workshop na Suécia, na fábrica da rede Ikea de lojas de decoração.

A compra destas peças do arquiteto Maurício Arruda podem ser feitas através do site da Carbono Design, e o site dele você encontra aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *